quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Estádio do Dragão e Torre dos Clérigos os baluartes da cidade!!

Bom dia amigos, já ultrapassamos 600 visualizações no nosso blog, e queremos agradecer-vos pelas visitas e  pedir que partilhem ao máximo o blog!
Mas não foi isso que nos trouxe aqui, hoje quinta-feira é dia da segunda publicação semanal, e como tal iremos hoje falar sobre dois dos principais pontos e baluartes da cidade do Porto!
O primeiro irá ser claramente e como é conhecido por toda a gente, a Torre dos Clérigos, dos seus altos 75 metros e 240 degraus é avistada a vários km's de distância, e desde à alguns séculos atrás é talvez o maior ponto turístico a par da ribeira do Porto, construída no século XVIII, projetada pelo italiano Nicolau Nasoni, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres, que para além do projecto também contribuiu substancialmente na sua construção.
A Torre dos Clérigos é classificada desde 1910 como monumento nacional pelo IPPAR.




O segundo ponto turístico que vamos falar é o estádio do Dragão, inaugurado em Outubro de 2003, à imagem de praticamente todos os estádios do país, que viria no ano a seguir apadrinhar o  Euro 2004 e inclusive foi o estádio da partida inaugural entre Portugal e a Grécia (que viria a ser campeã europeia), é a casa do Futebol Clube do Porto o clube mais célebre da cidade.
Com uma lotação de 55 mil lugares oficias, mas com um limite de 52 mil lugares para as provas devido ao sistema de segurança imposto pelas entidades reguladoras (FPF, UEFA, FIFA), o estádio do Dragão durante os seus 11 anos de existência já ultrapassou com uma larga margem a marca dos 10 milhões de visitantes.
Da sua ainda curta história de vida o estádio já viveu grandes momentos, os 5-0 impostos pelo Futebol Clube do Porto ao arqui-rival Sport Lisboa e Benfica, e dois anos depois o inesquecível minuto 92 em que o golo da vitória do Futebol Clube do Porto no encontro que decidiria quem sairia campeão nacional ajoelhou o treinador dos encarnados e atribui praticamente o título ao Futebol Clube do Porto.
Ainda no presente ano outro marco que certamente fica guardado na história do estádio, é a despedida de um dos melhores jogadores que já passaram pelo cube, Deco, no dia 25 de Julho, teve lotação esgotada para o encontro entre Futebol Clube do Porto 2004 e o Barcelona 2006.
O estádio alberga ainda o museu do Futebol Clube do Porto by BMG.

PS: Agradecemos à página do facebook "A Vencer Desde 1893" pela ajuda na partilha e crescimento do nosso blog, acreditem estamos mesmo muito agradecidos!
Link da página: https://www.facebook.com/pages/A-Vencer-Desde-1893/100694193474900?fref=nf


Sem comentários:

Enviar um comentário